MTE fiscaliza mais de 800 empresas para garantir cumprimento da Lei de Igualdade Salarial
Em setembro, os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) visitarão 810 empresas com 100 ou mais empregados para verifi...
2023 tem se mostrado desafiador para os varejistas, com crescimento tímido das vendas em relação ao ano passado. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou alta de 2% nas vendas no primeiro trimestre. Em datas comemorativas importantes, como o dia das mães, por exemplo, os resultados também seguiram essa mesma tendência. Dados da Serasa Experian registraram alta de 3,7%, entre os dias 8 a 14 de maio, na comparação com o ano passado.
O cenário coloca grande expectativa para o segundo semestre, que pode ser decisivo para fechar o ano com bons resultados. Períodos importantes, como Black Friday e Natal, junto com outras datas menores, podem ajudar a impulsionar as vendas, se bem planejados. O momento, agora, é de rever estratégias definidas no começo do ano e preparar um novo plano de ação.
O primeiro ponto é entender quais dessas datas fazem sentido para o público da empresa. Algumas são comuns a praticamente todos, como Natal, e a específica do setor, o Dia dos Supermercados, por exemplo, outras podem fazer sentido em determinadas regiões ou somente para algumas estratégias. Por isso é importante estabelecer um calendário para essas ações.
A partir desse planejamento inicial, a preparação para as datas pode contar com o apoio em dados históricos para oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes.
Uma das principais estratégias para vender mais durante períodos sazonais é a organização de pontos extras — as pontas de gôndolas, assim como os espaços de destaque no meio das lojas que divulgam produtos em promoção. Ações de cross merchandising com espaços de demonstração e degustação também podem ser interessantes dependendo do produto e categoria – especialmente no varejo alimentar.
Nessas datas comemorativas, quando aumenta a procura por determinados produtos, as chances de erros afetarem a experiência do consumidor e os resultados nas lojas físicas são ampliadas. No entanto, o acompanhamento diário da execução em supermercados por meio de softwares que utilizam inteligência artificial e reconhecimento de imagem auxilia na redução da taxa de vendas perdidas. Por exemplo, em abril de 2022, durante o período da Páscoa, o Involves Doors registrou um incremento de 15,6% no número de problemas de execução em supermercados. Com base nos alertas emitidos pela plataforma e, consequentemente, na resolução dos erros identificados, as lojas alcançaram um aumento de 20,1% sobre o faturamento das vendas que poderiam ter sido perdidas.
“O acompanhamento em tempo real com a ajuda de recursos tecnológicos permite que todas as ações planejadas pelo varejo e a indústria sejam auditados. Softwares de inteligência para o mercado, como o Involves Stage e Involves Doors, permitem uma execução focada em atender às expectativas dos shoppers, com dados que chegam com agilidade, facilitando que mudanças no planejamento aconteçam a partir de informações reais”, explica Gabriel Menezes, Chief R&D Officer da Involves.
Além disso, os resultados das análises no período servem como base para outros eventos sazonais, tornando o trade marketing totalmente orientado a dados.